Agência Curitiba



Principais Notícias da Semana:



SET
04

Greca recebe propostas para conselho, lei e fundo de inovação

O prefeito Rafael Greca recebeu nesta segunda-feira (4/9) as propostas para a criação de um conselho, uma lei e um fundo municipais para ampliar o ecossistema da inovação da cidade.

“É minha ideia ampliar o ambiente de inovação de Curitiba. A ideia do Vale do Pinhão é que contemplemos a antiga missão das nossas pinhas que, transformadas em espécie de hélices de vida, fazem brotar as araucárias. É trazer para nossa cidade uma energia semelhante à do Vale do Silício”, comentou o prefeito, ao lado da primeira-dama, Margarita Sansone.
Greca também ressaltou a importância de inovar para vencer os desafios. “O fundamental para todos nós é que a necessidade humana cobra de todos uma energia positiva, uma capacidade de superar as dificuldades. Assim é que recebo esse projeto de lei, que demorou nove meses para chegar na minha mão. Ele será lido pela Procuradoria para ser encaminhado à Câmara Municipal e ser votado.”
Durante nove meses, as propostas foram desenvolvidas por representantes de universidades (UFPR, UTFPR, PUC e UP), da Fiep, do Sebrae, da ACP, da Fecomercio e da Prefeitura - representada pelo Ippuc e a Secretaria de Finanças, com a coordenação da Agência Curitiba de Desenvolvimento. Agora elas seguem para validação interna na Prefeitura para, na sequência, serem enviadas para votação na Câmara Municipal.
“A cidade vai voltar a inovar e desenvolver o empreendedorismo, como fez na década de 90 com os Faróis do Saber e as Ruas da Cidadania e na década de 70 com o transporte coletivo” comentou o presidente da Agência Curitiba, Frederico Augusto Munhoz da Rocha Lacerda.
Participaram os vereadores Thiago Ferro e Osias Moraes; o diretor Administrativo e Financeiro da Agência Curitiba, Fernando Laporte Stephanes; o presidente do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap), Alexandre Jarschel de Oliveira; a presidente do Instituto Municipal de Turismo, Tatiana Turra; a presidente do Instituto Curitiba de Saúde, Dora Pizzatto; o presidente da Cohab, José Lupion Neto; a gestora nas administrações regionais de Políticas para Mulheres, Goretti Bussolo; a assessora de Direitos Humanos e Políticas para Mulheres de Curitiba, Terezinha Beraldo Ramos; a coordenadora da Casa da Mulher Brasileira de Curitiba, Sandra Praddo e o assessor da presidência da Fecomércio, Edson Luiz Guariza.
Das universidades, participaram a vice-reitora da UTFPR, Vanessa Ishikawa Rasoto; o pró-reitor da Pró-Reitoria, Douglas Paulo Bertrand Renaux; o diretor da Agência de Inovação Tecnológica da UTFPR, Gilberto Branco; o assessor do reitor da Universidade Federal do Paraná UFPR, Egon Walter Wildauer; e os reitores da PUCPR, Waldemiro Gremski e da UP, José Pio Martins.
Também acompanharam o encontro o coordenador do Instituto ACP para Inovação, Eduardo Christiano Lobo Aichinger; o delegado representante junto ao Conselho da CNI, Rodrigo Rafael de Medeiros Martins; o diretor de Operações do Sebrae, Julio Cezar Agostini; o consultor do Sebrae para Assuntos de Inovação e Tecnologia, Luiz Gustavo Comeli; e o gerente do Sebrae Regional Leste, José Ricardo Castelo Campos.

Fonte: www.curitiba.pr.gov.br



SET
03

Curitiba comemora a grandeza da pátria brasileira, diz Greca, no Pinheirinho

O prefeito Rafael Greca participou neste domingo (3/9) da 18.ª edição do tradicional desfile cívico-militar do Pinheirinho, que reuniu um público de cerca 40 mil pessoas ao longo da Avenida Winston Churchill, próximo à Rua da Cidadania do bairro. “Estamos abrindo a Semana da Pátria com desfiles nas regionais de Curitiba, como este que foi o mais bonito da história do Pinheirinho. Aqui, desfilaram mais de oito mil ‘curitibinhas’, soldados, bombeiros, guardas municipais, policiais militares e até colecionadores de kombis. Curitiba comemora, assim, a grandeza da pátria brasileira”, afirmou o prefeito.

Durante toda a manhã ensolarada, 64 grupos desfilaram no evento que contou com representantes de escolas municipais e estaduais, Exército, Polícia Militar, Polícia Civil, núcleos de serviços da Prefeitura e de entidades da sociedade civil, como Rotary, clubes de escoteiros, movimento negro, clubes de automóveis e centros de tradições gaúchas. “Este desfile representa o rio da história, vindo do passado em direção ao futuro, como o Vale do Pinhão, que é o tema do evento deste ano e está estimulando a instalação de empresas inovadoras e tecnológicas na nossa cidade”, complementou Greca.
O general de brigada Rodrigo Pereira Vergara, comandante da Artilharia Divisionária da 5.ª Divisão de Exército, afirmou que o desfile não mostra apenas o civismo dos militares, mas também de toda a população. “Famílias inteiras vieram prestigiar este evento que resgata um dos momentos mais importantes da história do nosso país”, recordou o oficial.
João Simões Cordeiro, administrador da regional Pinheirinho e coordenador do evento, comemorou o sucesso do desfile e lembrou que a iniciativa deste ano foi fruto de uma parceria entre a Prefeitura, Rotary Club e Exército, com apoio de vários outros órgãos, como Associação Comercial do Pinheirinho, Corpo de Bombeiros e polícias Civil e Militar. “O desfile contou com grupos não só do bairro, mas de toda a capital e de outros municípios da Região Metropolitana”, observou.
Representantes de núcleos de órgãos da Prefeitura também participaram do desfile no Pinheirinho e mostraram vários serviços prestados pelo município. Fantasiados do mosquito Aedes aegypti, agentes da Secretaria de Saúde apresentaram de forma divertida a importância do cuidado permanente que precisa ser tomado para evitar a proliferação da dengue. A Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Smab) foi representada por sua unidade móvel de segurança alimentar, uma van equipada com cozinha usada para nutricionistas mostrarem as boas práticas na manipulação de alimentos e também darem orientações de alimentação saudável. A Fundação de Ação Social (FAS) levou adolescentes que participam do projeto Formando Cidadão, desenvolvido em parceria com a Polícia Militar, além do Sine Móvel (de emprego) e do Expresso Solidariedade, que serve de espaço para a oferta de alimentação gratuita a pessoas em situação de rua. Já a Urbs esteve presente com quatro modelos de ônibus (74, Azulão, Jardineira e Hibribus), que marcaram diferentes fases do translado de passageiros.

Espírito brasileiro

A aposentada Alcina Pereira Murro, 83 anos, contou que há mais de dez anos acompanha o desfile do Pinheirinho. “Os veículos de guerra do Exército chamam muito a atenção, mas é tão bonito ouvir as bandas tocando e ver os jovens, as crianças, comemorando a independência do nosso país”, disse ela. Estreante no evento, a aposentada Dilma Macedo Verdi, 60 anos, também ficou encantada com as apresentações dos grupos. “Tudo estava muito bonito. Acho importante este tipo de iniciativa para fortalecer nosso espírito brasileiro”, avaliou ela.
O casal Mere Helen, 41 anos, e Adriano Rocha Alves, 42 anos, estava a postos com a câmera do smartphone para registrar todos os detalhes da participação do filho Raphael, de 12 anos, que desfilou no grupo do Colégio Novo Éden. “Ele está muito empolgado para participar e nós incentivamos muito, pois é importante os jovens terem este espírito de amor à pátria”, observou o pai.
Além de veículos militares, o evento contou com uma parada de 308 Kombis, que garantiu ao grupo participante bater o recorde sulamericano de maior desfile da “velha senhora”, que teve o seu dia nacional comemorado ontem (dia 02).
Estiveram presentes no desfile cívico-militar do Pinheirinho o secretário municipal do Governo, Luiz Fernando Jamur; a secretária municipal da Educação, Maria Silvia Bacila; a secretária municipal da Saúde, Marcia Huçulak; o secretário municipal de Defesa Social, Guilherme Rangel; a presidente da FAS, Elenice Malzoni; o diretor-presidente da Agência Curitiba, Frederico Augusto Munhoz da Rocha Lacerda; os vereadores Serginho do Posto, presidente da Câmara Municipal de Curitiba, Beto Moraes, Ezequias Barros, Mauro Bobato, Oscalino do Povo e Rogério Campos; o presidente da Celepar, Jackson Leite; o presidente da Sanepar, Mounir Chaowiche; o comandante do 5.º Batalhão Logístico, tenente-coronel Eron Pacheco da Silva; o comandante do 1.º Grupamento do Corpo de Bombeiros, tenente-coronel Samuel Prestes; o administrador da Regional do Portão, Gerson Gunha; a administradora da Regional Matriz, Guacira Civolani; o administrador da Regional CIC, Raphael Keiji Assahida; o administrador da Regional Tatuquara, Jadir Silva de Lima; e e a reitora da Unisociesc, Andréa Caldani.
Entre os parceiros que contribuíram para a realização do evento, João Cordeiro destaca os supermercados Condor e Verde Mais, a Unisociesc, a Sanepar, a Pipoteca, a Gráfica Zoto, o Sindaruc, a SuperSuco, a Panificadora Girassol e o Shopping Popular.

Fonte: www.curitiba.pr.gov.br



AGO
31

APPs, gestão e empreendedorismo movimentam o Engenho da Inovação

O Engenho da Inovação recebeu nesta quarta-feira (30/8) mais uma edição do Curitiba TI Meeting, ciclo de palestras promovido pelo portal curitibati.com.br em parceria com o Vale do Pinhão e a Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação. O evento gratuito teve transmissão ao vivo pelo Facebook do Vale do Pinhão www.facebook.com/valedopinhaoprefeitura, que também disponibiliza a gravação do evento. "Esse espaço e a abertura da Prefeitura com os players da tecnologia e inovação estão sendo muito importante para o desenvolvimento do setor", comentou Welington Oliveira da Silva, administrador do portal Curitiba Ti e criador do evento.

A primeira palestra foi com Pedro Pacheco, da plataforma inteligente de entregas James Delivery, com o tema: “Como ser um freelancer no desenvolvimento mobile”. Pedro ressaltou as novas demandas de mercado e a priorização das plataformas mobile e aplicativos. “Até pouco tempo atrás as empresas priorizavam os sites, hoje priorizam o mobile, querem aplicativos para as empresas.”
Para isso é preciso desenvolver uma série de processos e validações, pois são sistemas que envolvem o processamento de informações, dados pessoais, bancários, geolocalização. Um dos principais pontos a ser desenvolvido em um aplicativo é a integração entre design e sistema. “O desenvolvimento envolve várias fases de planejamento, execução e validação, e um dos momentos mais importantes é ter a sintonia do designer com o desenvolvedor para obter um aplicativo de sucesso”, comenta.
Na sequência, Robson Crestani, da P163 Desenvolvimento, ressaltou a importância das empresas e negócios se atualizarem e fazerem escolhas certas para se manter no mercado. Um exemplo que o palestrante usou foi o da plataforma global de aluguel de espaços Airbnb: "O Airbnb não quebrou o setor hoteleiro, foi o setor hoteleiro que não se adequou as novas demandas do mercado", disse.
Crestani também ressaltou a importância dos empreendedores e de todo o time das empresas entenderem de ferramentas e indicativos de gestão, controle e metas como o ticket médio, fluxo de caixa, taxa de conversão de leads. "É preciso saber qual o tipo de tarefa, qual ganho eu proporciono para meu cliente. É preciso medir tudo."
Por fim, Mônica Mendes, da OinCoin, falou sobre a transformação de um propósito em empreendedorismo. Ela relatou sua trajetória, desde a visão empreendedora aos 10 anos, quando já vendia cosméticos e com isso teve noção de metas e objetivos, passando pelas empresas que criou, as importantes agências de design e publicidade onde trabalhou até chegar na OinCoin, empresa de soluções financeiras para crianças de 6 a 14 anos.
O diretor técnico da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Tiago Francisco, ressaltou que o Engenho da Inovação está aberto para eventos como este. Os interessados devem entrar em contato pelo e-mail agenciacuritiba@agenciacuritiba.com.br

Vale do Pinhão no Pinheirinho

Nesta sexta-feira (1/9) serão feitas demonstrações com drones e dispositivos de controle por startups curitibanas participantes do Vale do Pinhão. A apresentação acontece das 10h às 16h30 no ginásio de esportes da Regional Pinheirinho (Avenida Winston Churchill, 2.033, Pinheirinho).

Fonte: www.curitiba.pr.gov.br



AGO
30

Greca conhece soluções de startups para a área da saúde

O prefeito Rafael Greca e a secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak, receberam representantes de startups de tecnologia para a saúde nesta quarta-feira (30/8). A empresa Prevention Vision Test apresentou um equipamento desenvolvido em Curitiba para prever os problemas de visão, que hoje representam mais de 70% da evasão escolar.

A Prevention Vision Test faz parte do Worktiba Barigui, o coworking público municipal. Mais de 1.000 crianças da rede pública municipal e estadual devem passar pelo teste de visão, oferecido de forma gratuita e simplificada, com um equipamento portátil e de baixo custo desenvolvido pela empresa.
“O Vale do Pinhão começa a dar frutos, tecnologia desenvolvida em Curitiba por gente daqui para atender a nossa gente”, comentou o prefeito.
Outra empresa que apresentou tecnologia feita em Curitiba foi a desenvolvedora do Robô Laura, sistema que prevê ações médicas para evitar mortes por sepse, infecção generalizada que mata mais de 600 pessoas por dia no mundo. O nome Laura é uma homenagem a filha do desenvolvedor do sistema, que morreu aos 18 dias de vida vítima da sepse. O pai, com recursos próprios, desenvolveu a tecnologia.
O Robô Laura é um software que cruza milhares de dados e identifica paciente com o perfil para desenvolver a infecção. A tecnologia já foi testada no Hospital Nossa Senhora das Graças e reduziu em 60% os casos do gênero.
Participaram do encontro o presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Frederico Lacerda, e o diretor técnico, Tiago Francisco; Jacson Fressatto, Marcelino Costa, Luiz Podz e Felipe Locatelli, da startup do Robô Laura; Juliano Santos e Wyslla Araújo, da Prevention Vision Test; e ainda Tânia Rover, Alceu Colnaghi, Euziane Cazura, Helton Brandão, Fabiano Machado e Filipe Lopes, da Prefeitura.

Fonte: www.curitiba.pr.gov.br



Vídeos:








Galeria de Imagens:


Foto
Engenho da Inovação
Foto
Arcos do Engenho
Foto
Paço da Liberdade
Foto
Inauguração do Engenho da Inovação
Foto
Espaço Empreendedor
Foto
Conecta Engenho I