Agência Curitiba



Principais Notícias da Semana:



NOV
24

Maior evento de cidades inteligentes do mundo deve trazer 8.000 pessoas a Curitiba

Primeira cidade brasileira a sediar o Smart City Expo World Congress, Curitiba deverá receber cerca de 8.000 pessoas para este que é considerado o maior evento de cidades inteligentes do mundo.

O número de visitantes, congressistas e expositores poderá ser ainda maior na medida em que os painéis de apresentações e os grupos temáticos forem totalmente definidos para o evento, que será realizado entre os dias 28 de fevereiro a 1º de março de 2018, na Expo Renault Barigui.
Além do número expressivo, trata-se de um público altamente qualificado e com bom poder aquisitivo, formado por representantes do setor privado, órgãos de administração pública, instituições acadêmicas e centros de pesquisa, incubadoras e corporações, além de empresários e investidores do Brasil e de diversos outros países.
O congresso é organizado desde 2011 pelo Fira Barcelona Internacional, um consórcio público espanhol formado pela Câmara de Comércio de Barcelona e pelo Governo da Catalunha, que elegeu a capital paranaense como cidade inteligente e é responsável também pela Smart City Expo.
O diretor da Fira Ricardo Zapatero elogiou as iniciativas curitibanas em prol da inovação. “Curitiba é uma das cidades que mais demonstraram interesse e projetos para que a vida de seus cidadãos melhore através da tecnologia”, disse ele.

Perfil

A Smart City Expo em Curitiba será dividida em quatro temas: tecnologia disruptiva, governança, inovação digital e cidades sustentáveis do futuro, num modelo já chancelado pela Fira Barcelona. Haverá área de exposição e congresso, em que palestrantes nacionais e internacionais apresentam casos de cidades que aplicaram os conceitos de cidades inteligentes. Por definição, uma cidade inteligente trabalha para a melhoria da qualidade de vida dos moradores utilizando tecnologias e inovação adaptadas ao seu contexto específico.
O gerente de projetos da Fira Barcelona, Víctor Moreno Navarro, responsável pela edição curitibana do evento, afirma que Curitiba possui uma longa trajetória com projetos “smart”, além de planejamento urbano, mobilidade e criação de espaços verdes.
“Sua profunda vontade de continuar crescendo e implementando iniciativas para melhorar a qualidade de vida de seus cidadãos é o exemplo perfeito que reflete os valores do Smart City Expo World Congress”, afirmou.
A edição mais recente do encontro reuniu 18.754 pessoas neste mês de novembro em Barcelona, provenientes de mais de 120 países diferentes. O evento teve como um dos destaques o Vale do Pinhão, idealizado pelo prefeito Rafael Greca (veja mais).
“O Vale do Pinhão tem chamado muito a atenção como opção para regeneração urbana por meio de incentivo a inovação em áreas degradadas”, diz Frederico Lacerda, presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação. “Estamos participando de vários encontros e trocando experiências com prefeitos de todo o mundo.”

Impacto

Curitiba vem conseguindo resultados expressivos na atração de eventos na área de turismo de negócios. (Veja na tabela abaixo os eventos de negócio que mais atraíram visitantes).
A presidente do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba, Tatiana Turra, ressalta o trabalho da equipe municipal na captação de eventos para a capital, que dispões de uma estrutura muito boa: “É fruto de planejamento e um trabalho estratégico junto aos organizadores de eventos e das entidades que os propõem, mostrando as potencialidades de Curitiba na recepção de congressos e similares”.
Eventos como a Smart City Expo possuem impacto muito positivo na rede hoteleira, no transporte e restaurantes. Empresas de prestação de serviços também costumam ser beneficiados, sendo requisitadas, por exemplo, para bufês, iluminação, som, vídeo, entre outros necessários para as atividades dos participantes.
Tatiana explica que aliado a isso, os turistas de negócios normalmente também reservam um tempo para o turismo de lazer, o que só reforça a importância do trabalho de captação que vem sendo realizado. “Por isso é importante mostrarmos os atrativos da cidade, que costumam agradar bastante quem vem de fora”, diz ela.
De acordo com Moreno Navarro, o pioneirismo de Curitiba em receber este primeiro evento do gênero deverá ter reflexos também em outras cidades brasileiras. Segundo ele, há grande potencial para desenvolver cidades inteligentes no Brasil, em virtude de sua extensão e número de municípios (mais de 5.000).
“Isso gera uma grande demanda por soluções adaptáveis a cada contexto urbano”, explicou. “[O evento] dá a oportunidade de conhecer em primeira mão projetos de outras cidades e novas soluções que estão no mercado para melhorar os serviços públicos.”

Fonte: www.curitiba.pr.gov.br



NOV
24

Engenho da Inovação recebe o Curitiba Fashion Hackathon

Começa nesta sexta-feira (24/11) às 15h, no Engenho da Inovação, o Curitiba Fashion Hackathon, um evento inédito em Curitiba que irá desenvolver soluções inovadoras para setor de moda de Curitiba.

Nos próximos três dias, dezenas de estilistas, designers, programadores, advogados, profissionais liberais e entusiastas da moda estarão reunidos no Engenho da Inovação para elaborar e prototipar soluções para o polo de moda da cidade.
Os participantes do evento contarão com materiais de apoio, máquinas de corte e costura e o apoio dos professores e alunos dos Liceus de Ofício da FAS, espaços que foram reativados pela atual gestão, retomando a oferta de cursos gratuitos de capacitação para a população.
Um dos destaques do evento será a palestra sobre o Varejo têxtil em Curitiba, com enfoque para o polo têxtil do Boqueirão e o projeto de revitalização da rua Bley Zorning. O administrador regional do Boqueirão, Ricardo Dias, irá apresentar um panorama do comércio e indústrias da região para fomentar o desenvolvimento das soluções nos grupos de trabalho.
O evento conta ao todo com dez palestras sobre moda, design, empreendedorismo, inovação e criatividade, e com o apoio de mentores experientes no setor que irão auxiliar as equipes no desenvolvimento das soluções para o polo de moda.
Ao final dos três dias de trabalho, no domingo (26/11), uma banca técnica irá avaliar os trabalhos e eleger as três melhores soluções. Cada time vencedor será premiado com cursos e ações de apoio para o desenvolvimento profissional.
O Curitiba Fashion Hackathon é uma iniciativa da AAB Design Moda com o apoio Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Instituto Municipal de Administração Pública Imap, FAS, Fundação Cultural de Curitiba, Instituto Municipal de Turismo, SEBRAE e Centro Europeu.
O evento é gratuito e aberto para a população na sexta-feira (24/11) das 15h às 22h. Interessados em assistir as palestras devem se inscrever no site do evento: https://www.sympla.com.br/curitiba-fashion-hackathon__207756
No sábado (25/11) e domingo (26/11) os participantes precisam se inscrever entrando em contato com os organizadores do evento através do link: https://www.facebook.com/events/1362206723902075

Serviço:

Curitiba Fashion Hackathon
Data: 24, 25 e 26/11
Horário: 15h às 21h
Local: Engenho da Inovação - Rua Engenheiros Rebouças, 1732, Rebouças, Cobertura.
Inscrições: https://www.sympla.com.br/curitiba-fashion-hackathon__207756

Fonte: www.curitiba.pr.gov.br



NOV
17

Vencedoras do Empreendedora Curitibana serão conhecidas no fim do mês

Mais cinco patrocinadores se juntaram ao Prêmio Empreendedora Curitibana 2017. Dentro de alguns dias serão conhecidas as nove mulheres ganhadoras do Prêmio Empreendedora Curitibana 2017, que ao longo de 9 meses capacitou, integrou e promoveu as iniciativas ou ideias empreendedoras promovidas por elas. A premiação será feita no dia 30 de novembro.

Foram visitas e eventos técnicos, dinâmicas, mentoria e interação entre as empreendedoras e com especialistas de diversas áreas focados na ampliação e melhoria dos negócios criados por elas. As 136 inscritas tiveram seus projetos e negócios visitados e avaliados, sendo classificadas 30. A banca de avaliação foi formada por representantes da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Prefeitura de Curitiba, Senai, FAE, ACP, BPW, Endeavor, Banco do Brasil, GBG Business Group, Faciap e vencedoras da edição anterior.
No dia 30 de novembro, às 19h30, na Capela Santa Maria, serão conhecidas e premiadas as nove mulheres vencedoras nas três categorias (Microempresa Individual - MEI, Micro e Pequena Empresa - MPE e Ideia Empreendedora). O prêmio Empreendedora Curitibana 2017 é uma realização da Prefeitura e da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, sendo integralmente custeada pelos patrocinadores: Banco do Brasil, Quanta Diagnósticos, Adriane Marques, Chris Jacob, Gráfica Comunicare, Fiep, I Can Choose, Grupo Educacional Opet, Buffet Marzia Lorenzetti.
Agora também se juntaram ao prêmio os seguintes patrocionadores: Esal Flores, Jr. Consultoria (UFPR), Gráfica Malires, Rafize Santos (Badass Mentoria Profissional) e Andrea Montrucchio (Coaching e Desenvolvimento Profissional).

Fonte: www.curitiba.pr.gov.br



NOV
16

Prefeitura reativa programa de empreendedorismo Bom Negócio

A partir desta sexta-feira (17/11) os empreendedores de Curitiba contam com mais um programa de formação e capacitação. O programa Bom Negócio que já capacitou mais de 13 mil empreendedores desde 2005, mas que havia sido desativado em 2012, agora retorna mais moderno.

Agora o programa integra aulas presenciais com a modalidade de ensino a distância, tudo de graça para a população. Durante quatro semanas os selecionados terão aulas presenciais e on-line com profissionais especializados sobre: Gestão de Negócios, Gestão Comercial, Gestão Financeira e Gestão Estratégica e de Pessoas. As aulas presenciais serão no espaço de eventos do Engenho da Inovação e o melhor aluno ganhará uma bolsa de estudos integral da Unicesumar.
Junto com a retomada do programa, será ministrada a aula magna com o Doutor em Gestão de Negócios e Mestre em Engenharia de Informação e Inovações Tecnológicas, Cláudio Shimoyama, que aderiu voluntariamente ao programa e irá abordar os desafios enfrentados pelos empreendedores e como superá-los com criatividade. A aula será ministrada no Engenho da Inovação, no Rebouças.

Bom Negócio

O programa é uma iniciativa da Prefeitura de Curitiba em conjunto com a Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação e a Unicesumar. As inscrições para a edição 2017 do Bom Negócio já estão encerradas e os selecionados serão anunciados ao final da aula magna na noite desta sexta-feira (17/11). Para a aula magna ainda há vagas e as inscrições devem ser feitas no local do evento.
Outras informações no site do programa:http://agenciacuritiba.com.br/bom-negocio-curitiba

Serviço:

Aula Magna do programa Bom Negócio 2017
Palestra: "Novo Empreendedor, uma reflexão", com Cláudio Shimoyama.
Local: Engenho da Inovação - Rua Engenheiros Rebouças, 1732, 2º andar, Rebouças
Horário: 19h30
Inscrições: gratuitas no local

Fonte: www.curitiba.pr.gov.br



Vídeos:








Galeria de Imagens:


Foto
Engenho da Inovação
Foto
Arcos do Engenho
Foto
Paço da Liberdade
Foto
Inauguração do Engenho da Inovação
Foto
Espaço Empreendedor
Foto
Conecta Engenho I