BUSCAR

CURITIBA, REFERÊNCIA EM NEGÓCIOS

Curitiba é uma cidade que agrega fatores importantes para todo investidor. Possui política urbana, mobilidade, conectividade, infraestrutura, logística e disponibilidade de energia.

Está localizada estrategicamente em um ambiente propício para abrigar grandes negócios. Fica a uma distância de 400 km de São Paulo, considerado o maior centro econômico do Brasil. A localização também a coloca como porta de entrada privilegiada para os países do Mercosul (Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai).

Entre as facilidades oferecidas estão backbones (supervias digitais), estações radiobases (ERBs), ADSL (internet com sistema de banda larga) e WI-FI (internet sem-fio), além de rodovias, aeroportos e a proximidade com os portos de Paranaguá e Antonina, localizados no Paraná, e de Navegantes e São Francisco, em Santa Catarina. A mão de obra qualificada formada por 66 instituições de ensino superior também torna a cidade atrativa para novos investimentos.

Curitiba é uma cidade que sempre se antecipou às demandas futuras e direcionou políticas de planejamento tendo o homem como centro das atenções. Desde 1970, o planejamento urbano foi capaz de fazer da cidade um modelo de gestão urbana, de transporte coletivo e de preservação do meio ambiente.

Essas políticas renderam a Curitiba qualidade de vida, comprovada por indicadores que medem o desenvolvimento das cidades. O Índice Municipal de Desenvolvimento Humano (IDHM) da capital é de 0,823 (2010); o Índice de Condição de Vida (ICV) é de 0,808; e o Índice Sintético de Satisfação da Qualidade de Vida, de 81,75%. A taxa de alfabetização na cidade chega a 97,87% (IBGE 2010).

A economia de Curitiba tem crescido a taxas superiores a media nacional. Nos últimos três anos o Produto Interno Bruto (PIB) da cidade registrou um crescimento superior a 37%, saltando de R$ 58,0 bilhões, em 2010, para R$ 79,4 bilhões, em 2013.

Curitiba também tem destaque no quesito educação. Tem uma das maiores taxas de alfabetização (97,87%) e pela terceira vez consecutiva, o melhor desempenho entre as capitais brasileiras no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Abriga a primeira universidade do Brasil, a Universidade Federal do Paraná, fundada em 1912. A cidade conta também com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), é a primeira assim denominada no Brasil.

A capital paranaense tem sido premiada internacionalmente e é considerada referência como cidade. Curitiba é considerada o 2° Polo de Inovação Tecnológica do Brasil, de acordo com pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA); recebeu os títulos de 2ª Melhor Cidade para Negócios no Brasil e 5ª Melhor Cidade da América Latina para Negócios, segundo a Revista América Economia/2005 e 2006; o de Melhor Destino de Negócios, de acordo com a Revista Veja/2007; 3ª Colocada entre as Campeãs de Infraestrutura, Revista Exame/2006; 2ª Melhor Cidade do Sul do Brasil para se Trabalhar, pela Revista Você S.A./2005, Melhor Qualidade de Vida do Brasil (0,9693), segundo o Índice Firjan de Desenvolvimento (IFDM)/2005 a 2011.

Curitiba é a cidade brasileira melhor colocada no ranking de cidades elaborado pela Reader's Digest/2007, figurando em 54º lugar entre as 72 melhores PARA SE VIVER do mundo. É considerada a única cidade da América Latina entre as dez mais sustentáveis do mundo, pelo Institute Ethimosphere/2009. Apontada pela Revista Forbes/2009, como a 3ª cidade mais "esperta" do mundo, título que traduz a cidade que se preocupa, de forma conjunta, em ser ecologicamente sustentável, com qualidade de vida, e em possuir boa infraestrutura e dinamismo econômico.

Curitiba ganhou, por unanimidade, o prêmio Globe Award Sustainable City/2010 - organizado pelo Globe Forum, da Suécia - que elege a cada ano a cidade mais sustentável do mundo. Nesse mesmo ano a cidade de Curitiba, obtevea distinção de metrópole mais verde entre outras 17 da América Latina, segundo um estudo sobre meio ambiente apresentado pela empresa alemã Siemens e a unidade de estudos da revista britânica The Economist.

Outra premiação concedida à cidade foi o Prêmio Hermès de Inovação 2014. O Prêmio europeu reconhece empresas, organizações e cidades que contribuem para o desenvolvimento da sociedade. Curitiba venceu na categoria “Inovação, Sustentabilidade e Qualidade de Vida”. Desde a criação desta modalidade, em 2009, as cidades vencedoras foram Elsinque (2010), Barcelona (2011), Copenhague (2012) e Viena (2013).

Outro prêmio recebido foi o  Connected Smart Cities 2015 , promovido pela revista Exame e pela consultoria Urban Systems. O prêmio é um reconhecimento às cidades brasileiras com maior potencial de desenvolvimento, de acordo com seus projetos urbanos sustentáveis, que utilizam novas tecnologias e inovação. Curitiba foi a cidade escolhida com melhor governança, por um estudo que envolveu 700 cidades brasileiras. Na classificação geral,  Curitiba ficou em quinto lugar, considerando 11 indicadores utilizados para definir as cidades mais inteligentes: Segurança, Economia, Energia, Governança, Empreendedorismo, Mobilidade, Saúde, Educação, Meio Ambiente, Tecnologia e Urbanismo.

O mais recente prêmio concedido a Curitiba foi o de “Melhor Cidade do Brasil”. O resultado é proveniente de um estudo que analisou 5.565 municípios (apenas cinco cidades do País ficaram fora do estudo). A iniciativa da Agência Classificadora Austin Ratings e da Revista IstoÉ avaliou 212 indicadores relacionados às áreas social, econômica, fiscal e digital, com foco na igualdade das oportunidades entre os habitantes das cidades. Além do primeiro lugar geral, Curitiba recebeu ainda o prêmio de Melhor Cidade de Grande Porte (acima de 200 mil habitantes) e Melhor Cidade no quesito Mercado de Trabalho.

 » Guia do Investidor 2012 - 5ª EDIÇÃO

A publicação Guia do Investidor 2012 - Boletim de Informações Socioeconômicas apresenta informações que compõem o cenário econômico do município. A proposta do documento é subsidiar decisões estratégicas de negócios empresariais e de políticas de desenvolvimento econômico.

Faça aqui o download do documento

GUIA DO INVESTIDOR 2012

WebDesign:
Empresa
Agência Curitiba de Desenvolvimento S/A
Rua Barão do Rio Branco, 45 - 7º andar - Centro - CEP: 80010-180
Curitiba - PR - Brasil - PABX: 55 (41) 3221-9900
agenciacuritiba@agenciacuritiba.com.br